Bem-vindo coleguiinha, ao Diz aí, Mafalda.

Esse Blog faz parte de uma etapa de avaliação da Disciplina - Marketing Digital, do curso de Produção de Multimídia do Centro Universitário Jorge Amado, tendo como docente NATACHA STEFANINI. A cada semana teremos um novo post abordando determinado tema.

Novidades

Estratégia de Mídia Social

30/11/2011 14:18

06 pontos fundamentais:

  • Audiência – Ouça e entenda como se comunicar / interagir com o seu público. Que tipos de redes sociais, compartilhamento de mídia e bens que se envolvem? Quais são seus objetivos para fazer isso?
  • Objetivos – É importante considerar tanto os objetivos da empresa, bem como o público que você está tentando alcançar. Saber o que sua comunidade quer é fundamental para atingir os objetivos da sua própria organização, porque você começa a ser útil a eles.
  • Plano Estratégico – Que abordagem você vai fazer para satisfazer as necessidades e interesses do seu público?  Você vai trabalhar com os formadores de opinião, você vai criar evangelistas para sua marca? Pense nisso.
  • Táticas – Qual tática de marketing e quais tecnologias você vai usar para implementar seu plano?   Blogs, microblogs, redes sociais, vídeos, fóruns, relações de proximidade. As opções são imensas.
  • Ferramentas – Que ferramentas específicas você vai usar para monitorar, comunicar, criar e promover o conteúdo social? WordPress, Facebook, Myspace, Twitter, Youtube, etc. Mais uma vez, há muitas opções, descubra onde seu público está.
  • Métricas – Como você vai medir o sucesso de acordo com os objetivos que você traçou? Quais as ferramentas que você vai empregar? Quem irá relatar os resultados à empresa e haverá métricas de sucesso que você poderá compartilhar com a comunidade onde você está?

Inovação da Mídia Digital

30/11/2011 14:02

Mídia digital é a mídia eletrônica, ou meios de veiculação/comunicação eletrônicos baseados em tecnologia digital. Não requer necessariamente produção de conteúdo de muitos para muitos, nem relações interpessoais. Abrange sim a mídias social, mas não se detém nela. Temos como exemplo de mídia digital a internet, o celular, a TV digital e outros.

O desenvolvimento sociocultural constantemente define o modo como a tecnologia da informação evolui. Os pesquisadores nos dizem que os consumidores geram centenas de exabytes de informação anualmente, na forma de áudio, vídeo e fotos. A geração Y é uma das forças orientadoras por trás dessa explosão de mídia avançada: seus membros estão exigindo muito das infra-estruturas de informação e, certamente, exigirão ainda mais no futuro.

O uso da mídia digital em um cenário de educação superior dá uma idéia do que os CIOs empresariais irão enfrentar no futuro. Os alunos de hoje estão sendo educados em um ambiente no qual estão acostumados a produzir e usar mídia digital avançada, que exige muitos recursos, e continuarão a gerar e interagir com a mídia digital após a graduação.

Inovar é essencial para o crescimento de uma marca, mas gerenciar a quantidade de opinião e ideias vindas de pessoas comuns na rede é a grande barreira a ser superada em busca do sucesso. “A empresa que conseguir fazer isso primeiro será reconhecida como inovadora e certamente terá vida longa”, acredita.

www.youtube.com/watch?v=Em2tGMqPuBE

A pepita de ouro só será encontrada nos ambientes sociais por meio de muitas experimentações.

 

www.slideshare.net/Vocimo/novas-mdias-digitais-potencial-e-influncia-nos-negcios-7618949

 

 

 

Branding é o trabalho de construção de uma marca.

23/11/2011 15:13

"Branding é um modelo/metodologia/pensamento de gestãoprocessual que tem o objetivo de transformar, disseminar eresgatar a marca como um ativo estratégico. Transformando-anuma vantagem competitiva única. Fornecendo experiências esignificados, baseadas em valores nascidos na empresa, masdesenvolvidos e evoluídos no mercado (e nas pessoas)." (Paulo Peres)

 

“A proposta principal do Branding é fazer com que mais pessoas comprem mais, “ por mais anos, a um preço maior.

  •  Marca

As marcas foram desenvolvidas para criar diferenças entre produtos que fazem basicamente a mesma coisa.

  • Funcionalidade da Marca

Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Marca é uma fusão metafórica entre as histórias que as pessoas tem de um produto e suas próprias histórias.

Uma marca não é 100% igual para todo mundo.

  • Valor

“As empresas sempre imaginaram que as pessoas vêem as marcas da mesma forma que elas. É por isso que interpretam tudo tão errado. ”
Se a decisão de compra é baseada somente em critérios racionais, não existe uma marca.



A identidade da Marca é a proposição de valor que a empresa faz para seus clientes, ou seja, sua promessa.


Emoção x Razão
“A diferença essencial entre a emoção e razão é que a primeira leva à ação, enquanto a segunda leva a conclusões”
“O cérebro é mais complexo, mais densamente conectado e mais misterioso do que podemos imaginar. A emoção e a
razão estão entrelaçadas, mas, quando entram em conflito, a emoção sempre ganha. Sem o fugaz e intenso estímulo da
emoção, o pensamento racional torna-se lento e se desintegra.”


Donald Calne – Neurologista e professor emérito da University of
British Columbia.

“Os consumidores que tomam decisões com base puramente em fatos representam uma ínfima minoria da população mundial. Mas sempre existe algum produto ou serviço que até mesmo essas pessoas compram.”


“A grande maioria da população consome e compra com a mente e o coração (emoções). As pessoas buscam uma razão lógica: o que o produto oferece e por que é uma escolha superior. E tomam uma decisão emocional: gosto dele, prefiro-o, me sinto bem com ele.”
Maurice Levy – Chairman do Publicis Group

“Grande parte das vezes, antes de examinar alguma coisa em detalhe, você tem uma idéia do que é. Antes de entender, você sente. E fazer as pessoas se sentirem bem em relação à marca, obter uma emoção positiva, é essencial. É isso que faz a diferença”.


“Trazer a emoção de volta, nesse período em que reina o corte de custos, é muito difícil. As pessoas que tomam decisões nas empresas estão tensas, sob pressão, e a racionalidade é tranqüilizadora. Mas as emoções são mais gratificantes, tanto no curto como no longo prazo.”
Maurice Levy – Chairman do Publicis Group

Processamento de baixo envolvimento
• Aprendizado de alto envolvimento x Meio de baixo envolvimento
• Aprendizado passivo
• Memória implícita - armazena conceitos e percepções simples
• Construída mais lentamente - muito mais durável
• Dispositivo emocional – consumidores influenciados sem perceber
• Forma x conteúdo
• 5 sentidos


As pessoas buscam mais do que aspectos emocionais quando todos os produtos parecem iguais.
As marcas devem estar ligadas ao que as pessoas sentem.

 

BRANDING: encontrar uma conexão única, capaz de fazer as pessoas intuitivamente, visceralmente, psicologicamente se
relacionarem com a sua marca numa perspectiva mais pessoal e menos lógica.
Única maneira de criar conexões emocionais com as pessoas.
São as pessoas que se relacionam com as marcas.
Pessoas se relacionam com pessoas.

Marca = papel de amigo


As marcas devem agir e pensar mais como pessoas
Pra que serve um sabão em pó?
Para deixar as roupas mais limpas = Commodity
Outras marcas = combate à sujeira
OMO = ‘Se Sujar Faz Bem’


Entenderam como o consumidor vai vivenciar a experiência da sujeira na sua vida.
Se seu filho chegar em casa sujo, é sinal que ele está aproveitando a vida e fazendo coisas
interessantes.



As marcas precisam entender o que faz com que as pessoas se relacionem com elas. Se uma marca não representa nada, falha em tudo.

EMOÇÕES
Compramos por razões que vão além de nossas crenças racionais.
2 grupos de consumidores:


• aqueles que querem se sobressair da multidão
• os que querem se parecer com ela

Aqui é onde as marcas podem fazer a diferença e vender mais.
Criar mensagens e marcas que preencham esses desejos.
Desafio: encontrar a emoção certa
Breves Intensas Não podem ser controladas
Ligadas à vida instintiva, sobrevivência.


Emoções primárias
Alegria / Tristeza / Raiva / Medo / Surpresa / Repulsa

Emoções Secundárias sentimentos
Mais complexas
Combinam cérebro e coração
São sociais
Precisa de alguém por perto
São a base do relacionamento humano


Amor / Carência / Ciúme / Cobiça  / Competição  / Culpa /Desilusão /  Domínio / Esperança / Identificação  / Inveja
Mágoa / Nostalgia / Orgulho / Poder  / Rancor  /Rejeição
/ Saudade  / Submissão / Timidez / Vergonha

Inveja
uma das emoções mais poderosas
Usando Axe homens jovens podem
provocar inveja nos outros.
Obsessão por celebridades = inveja
ESPERANÇA
• Crise / Guerra
• Desejo de mudança
• Ligado ao produto
NOSTALGIA
Desejo de trazer de volta o passado
Como desenvolver conexões
emocionais com as pessoas?
Seja interessante
Ser conhecido não significa ser amado.
Para ser desejada, a marca precisará refletir as aspirações dos seus clientes.
As marcas desperdiçaram anos atendo-se a informações e incomodando as
pessoas com coisas que elas não querem saber.
https://www.youtube.com/watch?v=jj8BFIhoiio
https://www.youtube.com/watch?v=9XY41etYm0k
Conte boas histórias
Chega de discursos
As marcas precisam entrar na vida
das pessoas
“É por meio de histórias que explicamos o mundo para nós mesmos e atribuímos
valor àquilo que amamos. Todos sabemos que uma grande história, no momento
certo, pode mudar nossa opinião ou soltar aquele vital ‘Ah, agora entendi’”.
“Até mesmo a piada mais boba nos atrai muito mais do que o melhor dos relatórios
anuais. Por isso é que vídeos, na TV ou na internet, são tão importantes.
“Se as marcas devem agir como pessoas, elas devem contar histórias.
Pois as pessoas gostam de contar suas histórias às outras.”
Interaja
Chega de imposição
Converse com as pessoas
Pergunte o que elas pensam
Convide-as para participar
Transforme mensagens que visavam apenas despertar a
atenção e o desejo em experiências capazes de conquistar
o envolvimento e a dedicação das pessoas.
https://www.youtube.com/watch?v=jf5hYMhYbEg
Inspire sonhos
Ajude as pessoas a conquistar seus objetivos
Dê significado de propósito a elas
Harley Davidson O eterno sonho de liberdade
Apple Estimula as pessoas a serem criativas.
Obama Yes, We Can
https://www.youtube.com/watch?v=YP1Qxw7mYMg
Arquétipos

Experiências
Explorar os 5 sentidos:
Audição - Música - Branded sounds
Visão - Design
Olfato - Aromatização
Tato - Formas
Paladar - Sabores

Confiança
É a base de qualquer relacionamento.
É indispensável.

Não basta ter qualidade reconhecida. É preciso
conquistar a preferência das pessoas.
As pessoas só compram marcas em que
confiam.
É determinada pelos valores e pela forma
como age a empresa.
Um vacilo pode ser fatal.
Índice de Confiança em Marcas (ICM)
IBOPE Inteligência e a Troiano Consultoria de Marca
https://www.ibope.com.br/inteligencia/downloads/2009/estudo_jovens_e_marcas_esportivas.pdf

Estratégia – 4 P’s
O preço, que parece tão racional, também pode e deve
ser trabalhado de forma emocional.
Preços altos para produtos de luxo
Exclusividade
Poder
Inveja
Luxúria
Preços baixos
Compaixão
Esperança
Carência

Referência:

Carlos Henrique Vilela

UNP – Universidade PotiguarTurma: Pós-Graduação/Planej. Estratégico

 

Roteiro de Desenvolvimento Web Site

18/10/2011 16:36
  • Modelo e Estrutura

 

  • Controlando o processso

Criar uma interface Web que agrade o cliente e atenda as necessidades dos  usuário- logo divulgar os serviços ou produtos dos mesmo.

 

Qual o objetivo a ser atingido com o projeto?

Desenvolver uma boa estratégia de marketing.

  •  
  • Levantamento das informações

Foi feito um levantamento das condições necessárias para se alcançar objetivo e desenvolvimento do WEBSITE, pesquisa de mercado, perfil  do publico alvo,concorrências, similares.

Definição dos elementos de destaques do web site e suas funções, esclarecer pequenos detalhes que possam vir a interferir no resultado final.

  • A proposta é

Pretende-se implantar e desenvolver um WEBSITE, e com este sistema via internet, os processos de divulgação ganhem agilidade, facilidades de acessos aos dados, produtos ou serviços , com segurança, otimizando o processo de gestão e atendimento e ou interação com o cliente- usuário.

  • A Funcionalidade

Deve permitir :

Que seus clientes-usuários possam, via internet, consultar e pesquisar, produtos ou serviços oferecidos, por um navegador World Wide Web sem autenticação.

O envio de e-mail ao proprietário ou responsável direto pelo produto ou serviço, através de um endereço de e-mail disponível na página para CONTATO, onde ele possa tirar suas dúvidas, informações, orçamentos em anexo, reclamações, sugestões, etc...

  • A Não-Funcionalidade

A interface WEB disponível, deve ser simples e intuitiva.

O WEBSITE deve permitir aos clientes ou visitantes um endereço para chat on-line, e-mail e telefone.

A interface deve ser simples de modo a permitir ao cliente ou visitante, com apenas o conhecimento de navegação via web, visitar todas as páginas do WEBSITE.

Apenas podem ser divulgados, produtos ou serviços do WEBSITE, gerenciados por seu proprietário.

  • Protótipo de Telas         

Apresentar o projeto numa ilustração, para que o proprietário possa ter uma idéia do serviço.

Marketing Digital

31/08/2011 13:12

Olhem o que eu ouvir sobre marketing digital é quer, ele é um meio de grande eficácia para quem quer tem a missão de promover produtos, serviços, marcas e conquistar o público consumidor e usuário e gerar lucro ao investidor, pois se gastar relativamente pouco e se tem alta visibilidade  de modo quase que imediato. Valendo-se e abusando constantemente do uso da tecnologia e suas ferramentas. De forma personalizada com entretenimento, aplicando as ações do “marketing tradicional” agora além de estudar e compreender o mercado faz necessário conhecer os novos meios . Facilitando ainda o relacioamento entre empresa e consumidor – usuário.